MENU

Do avô pro pai e do pai pro filho

Assim como um dia, nos despedimos de cavalos que fizeram parte de nossa história no Quarto de Milha, como os animais : Poco Deck, Killian Peppy V L F, Doc Made, Made Gamay, Nativo SKR, Pepita SKR, Petrina SKR, Florenca KRB, Divina KRB, Duna Orient KRB, Poco Gin Lucky e Nina Ring HB agora chegou a hora de nos despedirmos de Koko Bars, Circle Made Lady, Ayala Cardenal, Jay Pepita MN e Peppy Acuan MN que foram aposentados por nós recentemente. Agora, eles descansarão em nossos pastos em retribuição a todas as alegrias que nos deram.

Ayala Cardenal

Ayala Cardenal – P050607

Do avô pro pai e do pai pro filho!!

Se tem algum animal que simboliza o nosso amor e a nossa história com os cavalos, ela se chama Ayala.

Nascida em 10/08/1994, filha de San Cardenal e Ofensa SKR (Dan’s Boy Skippy e Hena SKR), ela é de criação de José Bonifácio Coutinho Nogueira, passou pro nome de Martim Francisco Coutinho Nogueira e hoje é de Olavo Coutinho Nogueira.

Um pouco de sua história:

Logo no começo de nossa criação, Martim investiu em Matrizes SKR e KRB, vindas da Fazenda King Ranch. Entre essas éguas, veio Ofensa SKR, a mãe da Ayala.

Ayala Cardenal nasceu na Fazenda Santa Clara e foi domada pelo Zé Carlos Rodrigues, na época em que ele trabalhava conosco. Por coincidência ou destino, ela estava aqui quando gradeamos um cantinho de um pasto em frente a cocheira, colocamos 3 tambores de Óleo Diesel vazios e começamos a brincar de 3 Tambores com os rebatedores da época, Bainha e Cariri. Ayala também entrou na brincadeira.

Em 1998, na época morando em São paulo, Olavo fez sua primeira prova na EXPO Araçatuba, com Inédito, um animal emprestado por um amigo de seu pai. Após ter feito a prova e gostado, Martim decidiu mandar Ayala Cardenal para um Centro de Treinamento de 3 Tambores na cidade de Votuporanga, para treinar com um o Elvis. Ayala e Olavo voltariam a se encontrar em 1999, na EXPO Araçatuba, onde ficaram em 8º Lugar em sua categoria.

Após a Exposição em Julho e com Olavo já morando em Araçatuba, ela foi para o Rope Ranch onde seria treinada pela Vanessa. Ali ela ficou por 2 anos, quando foi para Promissão, no Centro de Treinamento do Valdecir no Clube de Rodeio da cidade.

Durante os anos em que conviveram juntos, Olavo e Ayala criaram confiança um no outro e se divertiram ganhando e subindo ao pódio em provas na região, nas cidades de Araçatuba, Dracena e Promissão. Foi durante este período que Olavo passou a gostar cada vez mais de cavalos e do qual guarda boas lembranças, como os treinos no Rope Ranch, as provas da Copa Realpec, a prova na Estância Otoboni em Dracena e a explosão e garra da Ayala. Foi durante esses anos que José Bonifácio Coutinho Nogueira, já no fim de sua vida e sabendo do amor de seu 15º neto por cavalos, teve uma conversa com ele e perguntou se ele amava a Ayala, respondendo que sim, veio o presente. Naquele dia, JB deu Ayala de presente para Olavo, que tinha uns 11 anos de idade na época. Por isso, do nome do avô JB ela passou pro nome de seu pai Martim Nogueira e então, somente em 30/08/2012, ela passou definitivamente para o nome do Olavo. Sendo dessa forma, o único animal que tem em seu registro o nome do avô, do pai e do filho!

Em 2002, Ayala veio para a Fazenda Santa Clara se tornar Matriz, prenha de outro palomino, o garanhão super pontuado em Laço Winnin Bye Gem, de propriedade do Lão Bernardes. Desse acasalamento, no dia 23/08/2003 nasceu Culver Cardenal MN, um alazão que mais tarde viria a conquistar 21,5 pontos e Registro de Mérito de Trabalho na Categoria Aberta pela ABQM, pontuando nas modalidades de Ranch Sorting e Team Penning.

Em 2005, ela viria a parir sua primeira filha (fêmea), Lucky Ayala MN, filha de um acasalamento com um de nossos garanhões na época, Poco Gin Lucky. Esta filha Baia hoje de propriedade do Rafael Lemos (Batido) possuí 29,5 pontos e Registro de Mérito de Trabalho na Categoria Amador pela ABQM, pontuando em Laço. Além de já ser produtora em Ranch Sorting, tendo somente um filho registrado.

Produzindo em uma época em que não participamos de nenhuma prova e investimos pouco em reprodução (2003 a 2015), Ayala se aposenta como a maior produtora atual da Fazenda Santa Clara, tendo seus filhos 51 pontos na ABQM.


Circle Made Lady

Circle Made Lady – P048097

Nascida no dia 22/08/1994, filha de Circle Doc e Doc Made (Doc’s Gamay e Shadey Made Lady), ela é de criação de Luciano Borges Ribeiro e de propriedade de Martim Francisco Coutinho Nogueira. Foi comprada em um leilão junto com a sua mãe Doc Made (estava ao pé) e ambas passaram a ser do time da Fazenda Santa Clara no dia 22/02/1995. Na época, Doc Made havia sido uma das principais éguas de Apartação do Brasil com campanha de 38 pontos e RMT na Categoria Aberta pela ABQM.

Circle Made Lady foi domada e treinada pelo Zé Carlos Rodrigues aqui na Santa Clara, e em 1998 ambos ganharam o Potro do Futuro ABQM de Apartação na Categoria Aberta, na cidade de Bauru e ficaram em 5º lugar no Futurity da ANCA.

Esta alazã tornou-se em 1999, o animal com o qual Olavo passou a treinar em suas idas a fazenda, realizando a sua primeira prova em Julho/1999 no Campeonato Nacional da ABQM em Bauru. Com dois participantes e direito a uma parada quente e uma nota 69, o conjunto terminou em 2º lugar. A primeira prova de apartação e o primeiro troféu de Olavo, rsrsrs.

Com a saída do Zé Carlos no final de 1999, a Circle Made Lady foi para a cidade de Bauru, no Centro de Treinamento do Loly, onde Olavo ia de vez enquanto as sextas-feiras treinar. Ambos fizeram mais duas provas no começo de 2000, o Congresso da ABQM e o 1º Altinópolis Open de Apartação da ANCA, onde o conjunto ficou em 3º Lugar na Categoria Jovem Principiante.

No segundo semestre de 2000, Circle Made Lady foi coberta pelo Koko Bars e se tornou uma de nossas matrizes. Ficamos com uma filha dela chamada Kabbalha Cat ON, fruto de um acasalamento com o garanhão importado Thundercat (High Brow Cat x Desire Some Freckles, por Freckles Playboy). Sua filha irá iniciar os treinamentos em Julho/2018 e é Potro do Futuro/2020.

Lembrando que Circle Made Lady é irmã Materna de Doc Catui Jay, Playboy Jay e Miss San Made, todos ganhadores e produtores na modalidade de apartação.


Peppy Acuan MN

Peppy Acuan MN – P069529

Nascida em 07/08/1998, filha de Koko Bars e Peppy Diamond MN (Diamond Jiggs x Killian Peppy V L F), ela é de criação e propriedade de Martim Francisco Coutinho Nogueira e é neta de nossa primeira égua pura da raça Quarto de Milha, Killian Peppy V L F,  comprada em 1988.

Foi Peppy Acuan MN que nos fez conquistar 12 ABQM Awards, sendo 6 como melhor reprodutora de Bulldog e 6 como melhor criador de Bulldog, dos anos de 2010 a 2015.

Ela é mãe de Acuan Bars MN, filha do acasalamento com o garanhão Pionner Doc e ganhadora de 14,5 pontos e RMT na Categoria Aberta, pontuando na modalidade de Bulldog.

Peppy Acuan MN só teve 3 filhos, pois após os dois primeiros em 2003 e 2004, ela não segurou mais suas prenhezes, o que fez com que ela fosse utilizada aqui na fazenda. Até que em 2016, após os 12 Awards, nós decidimos tirar um embrião dela com o garanhão Cat Shorty, que tem R$46.645,99 e 53 pontos pela ANCA e é filho da Matriz Número 1 de Apartação no Brasil, Shorty Be Sweet com o garanhão sensação nos Estados Unidos, Metallica Cat.

Dessa forma, La Paz Cat ON (2016) continuará a história dessa família que está conosco desde o começo de nossa criação de cavalos Quarto de Milha.


Jay Pepita MN

Jay Pepita MN – P061184

Nascida em 30/10/1996, filha de Mr Jay Bee Dee e Pepita SKR (Mr San Peppy e La Semilla), ela é de criação e propriedade de Martim Francisco Coutinho Nogueira e foi a primeira filha fêmea da Pepita SKR que nasceu aqui na Santa Clara depois que a compramos.

Pepita SKR foi um dos primeiros animais de Apartação do Brasil, de criação da Fazenda Swift King Ranch LTDA, ela ganhou 3 das 4 provas oficiais da ABQM que participou, inclusive o III GP Potro do Futuro ABQM de Apartação na Categoria Aberta Livre em 1982. Além disso, ela produziu 68,5 pontos pela ABQM incluído Amazing Lady KRB, Camuti Solano Peppy, Bailarina KRB e La Flashpoint KRB.

O pai de Jay Pepita MN é o Mr Jay Bee Dee, o único cavalo que fomos cotistas em nossa história. Produtor de 2.520,5 pontos e Hall Da Fama pela ABQM, Mr Jay Bee Dee foi importado pela Fazenda Berrante.

Para continuar a história dessa família conosco, temos a potra La Alegria ON, nascida em 2017 e filha de Jay Pepita MN com o Blue Bayou Boon (Peptoboonsmal).


Koko Bars

Koko Bars – P040223

Nascido no dia 05/09/1992, filho de Sanjay e Doc’s Koko Bar (Doc’s Gamay e Apollo Tuff Bars), ele é de criação de Renato Eugênio de Rezende Barbosa, foi de José Bonifácio Coutinho Nogueira e hoje é de Martim Francisco Coutinho Nogueira.

A história do Koko Bars conosco, começa com a admiração de Martim pelo Sanjay, que é considerado um craque até hoje por todos aqueles que o viram apartar. Com a sua morte em 1993, Martim decidiu ir atrás de um de seus últimos filhos na Fazenda Berrante, pensando em comprar um potro para treinar apartação e para ser o garanhão da Fazenda Santa Clara na época.

Em sua visita a Fazenda Berrante, ele viu um potro que gostou, filho da Doc’s Koko Bar (Doc’s Gamay). Na negociação, entra em cena José Bonifácio, que na época era Presidente do Jockey Clube de São Paulo (Cidade Jardim) e que sempre foi um amante dos cavalos. Feito o negócio, JB passou a ser o proprietário do Koko e ele veio pra Fazenda Santa Clara.

Na época, o Zé Carlos Rodrigues já trabalhava conosco e montava em éguas de linhagem King Ranch aqui na Santa Clara, como a Divina KRB e a Florenca KRB. O Koko foi domado e treinado pelo Zé Carlos desde o início e de acordo com ele, foi um dos animais mais inteligentes que ele já montou em toda a sua vitoriosa carreira.

Em 1996 o Koko Bars e o Zé Carlos se sagraram Campeões do Potro do Futuro da ABQM na Categoria Aberta, o que veio a ser o primeiro Potro Do Futuro conquistado pelo Zé Carlos e por nós e que se repetiria dois anos depois, com a Circle Made Lady.

De 1996 a 1999, Koko Bars e Zé Carlos Rodrigues conquistaram juntos 23,5 pontos de e RMT na Categoria Aberta pela ABQM.

Entre as conquistas de Koko Bars, além do Potro do Futuro, estão um 1º Lugar no Primeiro Soledade Open da ANCA, 2 vezes Reservado Campeão Nacional pela ABQM na Categoria Aberta (1997 e 1998) e 3 vezes Reservado Campeão do Congressso ABQM na Categoria Aberta (1997, 1998 e 1999). A história de Koko Bars nas pistas terminou quando o Zé Carlos parou de trabalhar conosco, em 1999.

Com poucos filhos treinados,  Koko tem 60 pontos de produção. Com destaque para a Mico’s Bar EJB com 30,5 pontos e RMT na Categoria Amador em Laço.

Aqui na Fazenda Santa Clara, ele é pai de duas de nossas 10 matrizes, sendo ambas produtoras! Divina Baby MN (Koko Bars x Made Gamay) com 46 pontos de produção e Koko Duna MN (Koko Bars x Duna Orient KRB) com 39 pontos de produção.

Somos e seremos eternamente gratos a todos os nossos cavalos do passado!

Que venham os novos CAMPEÕES!!

Fazenda Santa Clara
(18) 99783-6898
ocn@santaclara.agr.br